Imagem

 

Por Igor Luchese

Eu estava pronto para preparar mais uma lasanha com molho de tomate, presunto e queijos, quando pensei em mudar um pouco.

Olhei para o lado e vi algumas coisas que eu poderia usar. Coloquei a água para ferver e joguei algumas lâminas de massa para cozinhar e fui separar as tais coisas que eu tinha visto.

 Ingredientes:

Tudo dependerá da quantidade de lasanha que vocês vão aprontar e quais as preferências, porque o gosto de cada um determinará a importância do elemento na mistura. 

– Massa de lasanha (prefiro a seca que precisa cozinhar, pois acho seu sabor muito melhor do que aquelas já cozidas e que precisam de geladeira pra guardar, porque vira tudo uma pasta e não conseguimos identificar a massa)

– Queijo muçarela (vejam só que esquisito que é escrever o tipo do queijo em português correto)

– Cenoura picada

– Cebola picada

– Abobrinha picada (deixar a casca, mas lavar muito bem)

– Milho (use o milho fresco cozinhando a espiga antes)

– Pimentão amarelo picado

– Tomate picado (sim, use tudo porque é muita frescura deixar de lado a casca e a parte da semente – esse povo que deixa só a polpa está errado em termos de gastronomia e na questão da sustentabilidade do uso do alimento)

– Requeijão cremoso

– Queijo parmesão ralado

– Orégano 

Para fazer:

Veja quantas lâminas você usa para fazer uma camada. Leve ao fogo uma panela com bastante água e, ao mesmo tempo, aqueça uma chaleira grande de água, pois a água da panela precisará ser completada, conforme você for utilizando. Coloque sal na água e vá colocando mais um pouco conforme for usando. Pegue um coador grande para tirar a massa da água, sem que seja preciso iniciar outra vez o aquecimento da água e dessa forma, sempre tendo água quente para continuar cozinhando as lâminas.

Misture a cenoura, a cebola, a abobrinha, o milho já cozido, o pimentão e o tomate em uma grande frigideira e dê uma leve fritada nos elementos com um filete de azeite. Deixe esfriar. Misture um pote ou dois (depende da quantidade) de requeijão cremoso. Reserve.

Pegue uma forma alta e coloque um belo filete de azeite na base.

Coloque a primeira camada de massa.

Espalhe sobre ela os elementos.

Cubra essa camada com queijo muçarela.

Faça outra camada e sucessivamente. No final, além da muçarela, coloque o parmesão e salpique com orégano. 

Importante: a receita é uma base. Pode ser modificada conforme o seu paladar. Experimente colocar um pouco de pimenta, ou uma mostarda forte em um cantinho do prato. Vai muito bem com quase qualquer bebida – espumante, cerveja, vinho frisante, suco, água e outras. Uma salada para acompanhar? Alface cortada em tiras e palmito também em tiras é uma boa mistura. Ficará melhor de for misturado a um aceto balsâmico e azeite de oliva extra virgem.

Sim, vocês observaram bem. Só tem sal na água. Se você for daqueles que precisa de mais ainda, por favor, coloque, mas lembre de que os queijos também têm sal.

Bom apetite!

Anúncios