baby_jane_blanche

Como semana passada fizemos um post sobre o Oscar, que será neste domingo (24/02), hoje vamos dar uma dica de um filme produzido em 1962.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (What Ever Happened To Baby Jane?) é dirigido por Robert Aldrich e estrelado por duas gigantes da sétima arte, Bette Davis e Joan Crawford. O filme é um thriller sobre uma veterana atriz que conheceu a fama na infância e depois caiu no esquecimento; e sua irmã, uma ex-rainha do cinema dos anos 30 que está presa a uma cadeira de rodas. O relacionamento doentio das duas irmãs que se odeiam, a figura de uma mulher amargurada e infantil que chega a beirar o grotesco e o enredo sensacional, aliados a um final apoteótico fazem desse filme uma obra-prima do cinema.

Quando Aldrich foi pedir ajuda à Hollywood para produzir o filme, ouviu que “ninguém daria um centavo para um projeto com aquelas duas velhas grotescas”. Pois a Warner resolveu apostar e O Que Terá Acontecido a Baby Jane? foi um sucesso esmagador. Todos queriam ir ver como estariam juntas na tela Bette Davis e Joan Crawfors, já que as duas não se suportavam. O ódio entre as duas era tanto que quando Joan Crawford morreu, Bette Davis declarou a um jornal “Não se deve dizer coisas ruins sobre os mortos, apenas as boas. Joan Crawford morreu, que bom.”

Algumas curiosidades do filme, que o fazem ficar ainda mais tenso e realista:

O astro do rock, Alice Cooper, disse que se inspirou para fazer a maquiagem que usava nos shows dos anos 70, na de Bette Davis quando ela interpretara Baby Jane.

Bette Davis mandou instalar uma máquina de Coca-Cola no cenário de Baby Jane para irritar Crawford, viúva do dono da Pepsi. Como vingança, Crawford colocava pesos nos bolsos antes das cenas em que Davis a tinha de arrastar pelo chão.

Há rumores que Joan teria uma suposta “quedinha” por Davis. Crawford havia enviado uma cigarreira de prata para Bette. Quando esta recebera tal presente, ficou enfurecida e o jogou contra a parede.

Bette Davis não admitia o modo pelo qual Joan teria se tornado uma estrela de Hollywood. Segundo ela, “Joan Crawford teria dormido com todos astros da MGM, exceto a Lassie”.

O Que Terá Acontecido com Baby Jane sofreu influência de outros filmes clássicos, tais como: Psycho (a estrutura interna da casa, a filmagem em preto-e-branco propositalmente, o passarinho na gaiola) e Crepúsculo dos Deuses (a ânsia de uma estrela de cinema voltar ao estrelato depois de envelhecida e esquecida).