Cumpra a legislação ambiental onde ela está inserida. Se a legislação for branda, omissa ou ineficiente, a empresa deve procurar uma equiparação com os melhores padrões ambientais de outros setores.

Implante um programa de coleta seletiva do lixo e divulgue essa prática entre os funcionários e, também, na comunidade ao redor.

Promova, anualmente, dois mutirões de limpeza ambiental na comunidade em que está inserida, envolvendo funcionários, familiares, escolas e a comunidade.

Implemente ações educativas e participativas sobre o uso racional da água e do sistema de esgotos para as famílias da empresa e da comunidade próxima. Não se esqueça de envolver também os líderes comunitários.

Promova a adesão dos moradores da comunidade próxima ao programa de coleta seletiva do lixo, monitorando seu funcionamento e fornecendo recipientes específicos quando necessário.

Desenvolva, de forma continuada, atividades de educação ambiental nas escolas da comunidade próxima, promovendo mensalmente uma palestra sobre temas como esgotamento sanitário, reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva do lixo, preservação do meio ambiente, promoção da saúde e da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Estimule a participação juvenil, capacitando os jovens da comunidade próxima para serem futuros formadores e multiplicadores das atividades de educação ambiental nas escolas e organizações de bairro onde estão inseridos.

Plante mudas de árvores nas praças, nos espaços públicos de lazer e nas escolas da comunidade próxima. Importante também capacitar pessoas para cuidar das plantas.

Se muitos fizerem essas ações o mundo ficará muito maravilhoso de se viver.

Anúncios