O pessoal do twitter do Erros de Marketing fez um ranking dos piores planos de Marketing de empresas que tentaram se aproveitar do maior evento esportivo do mundo pra vender mais. Mas só tentaram.

1) HYUNDAI: a montadora fechou um mega patrocínio para a Copa e decidiu usar esse investimento para tentar divulgar um “novo jeito de torcer” – um tal de ´”tchó, tchó”, que nunca vi ninguém fazer fora da TV (nem mesmo os torcedores da Coreia). Para piorar, a marca gasta a propaganda INTEIRA mostrando só isso. Não mostra e nem fala nada de nenhum de seus produtos ou benefícios. Hã???

2) HONDA: contratou o Ronaldinho Gaúcho para estrelar uma nova campanha durante a Copa. Será que eles pensavam que ele seria convocado??

3) SALGADINHOS TORCIDA (Pepsico): Os salgadinhos Torcida, da Lucky (empresa do grupo Pepsico), ganharam sabores comemorativos de alguns países. O salgadinho temático do Brasil tem sabor “Pimenta Biquinho Brasileira”. O salgadinho da Itália tem sabor Queijo Provolone. E o da Espanha tem sabor Lingüiça Calabresa. Ops… quer dizer que agora a Calábria fica na Espanha??

4) LEITE DE ROSAS: querendo aproveitar o momento comercial, até esta tradicional marca tentou se associar a futebol. Eu concordo que a Copa do Mundo é um evento que abrange todas as idades e sexos, mas quando um produto mais conhecido e usado por senhoras começa a fazer uma promoção ligada a futebol é porque algo está muito errado no mundo.

5) PIZZA HUT: a franquia de Porto Alegre divulgou um concurso onde premiava a “melhor mandinga” para Copa do Mundo. Sei que muita gente acha que “em época de campeonato, vale tudo”, mas usar de superstição ou misticismo para construir a marca foi, no mínimo, polarizante demais para uma marca como essa.

Anúncios