A JWT lançou o estudo “Work in Progress – 10 Trends for 2010”, um documento que traz as 10 tendências da sociedade de consumo para o próximo ano. Uma delas é a aceleração da mudança de força política e econômica do mundo para as nações do chamado BIC, que compreende Brasil, Índia e China (com a Rússia um pouco atrás neste processo). “As empresas não apenas mudarão seus recursos para o Novo Mundo, mas olharão para esses mercados para encontrar produtos mais lucrativos e com preços menores, que poderão substituir concorrentes nos mercados desenvolvidos”.

O texto fez referências ainda ao efeito psicológico da vitória do Rio de Janeiro na disputa pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. “Enquanto sambistas, freqüentadores de praia e fãs do esporte enlouquecidos comemoravam com bandeiras, no hemisfério norte, habitantes de Chicago estupefados sentiam a derrota. Todos sentiram que os pólos da Terra estavam invertidos. O Brasil, e não os Estados Unidos, estava no topo”.

Para a JWT, a vitória parece ser um símbolo dessa mudança da influência econômica, já que a China deverá crescer 11,9% em 2010 e o Brasil outros 4,5% no ano que vem, enquanto a União Europeia terá alta de 0,7% e os Estados Unidos de 1,5%.

Confira as 10 tendências da JWT:
1. Busca pela estabilidade – consumidores esperam para ver sinais mais fortes de estabilidade para voltar a gastar.
2. Leitura do rodapé do anuncio – detalhes das embalagens e letras pequenas em anúncios serão mais notadas.
3.Transparência máxima – pessoas demandarão informações sobre ingredientes, calorias, emissão de carbono por causa da produção e fontes dos produtos.
4. O diabo veste embalagem – com o foco da sociedade no custo ecológico de embalagens, as marcas irão mudar para soluções recicladas, de reuso, etc. BIC – Brasil, Índia e China estão emergindo mais rápido do que nunca, sob os pontos-de-vista econômico e político.
5. Fluxo da inovação – os produtos criados em mercados emergentes estão invadindo o mundo desenvolvido, onde já são considerados alternativas mais simples e baratas.
6. Novas ferramentas para um mundo mais idoso – proliferação de produtos e serviços para a terceira idade, que quer viver de maneira independente pelo máximo de tempo possível.
7. Vida em tempo real – a internet move a percepção do que é ser atual para o “exatamente agora”.
8. Importância do local – com tecnologia de mapas e dispositivos móveis, a conversa das marcas deverá entender onde o consumidor está, o que ele faz e o que ele pensa naquele momento.
9. Fluência do visual – o processo de mudança das palavras para as imagens irá acelerar, e veremos novas maneiras de explicar e dar luz a assuntos complexos.
10. A aceleração da mudança de força política e econômica do mundo para as nações do chamado BIC – Brasil, Índia e China.

Fonte: Meio e Mensagem